Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pós-Graduação
Início do conteúdo da página

Mestrado e Doutorado

Publicado: Domingo, 27 de Outubro de 2019, 16h41 | Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 00h59 | Acessos: 312

O Departamento de Estatística atua na área de concentração em Estatística no nível de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM) e no nível de doutorado do Programa de Doutorado em Matemática em Associação Ampla UFPA/UFAM (PDM) em parceria com o Departamento de Matemática. Mais informações encontram-se na página dos programas: www.ppgm.ufam.edu.br

Abaixo você encontra um breve histórico dos programas.

Histórico do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM)

Em 1998 foi criado o Programa de Pós-graduação em Matemática (PPGM), em nível de mestrado, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo inicialmente Geometria Diferencial como única área de concentração e vindo a ser recomendado pela CAPES em 2002. O PPGM está instalado nas dependências do Instituto de Ciências Exatas e oferece o Curso de Mestrado em Matemática com áreas de concentração: Matemática, nas subáreas de Geometria, Análise e Álgebra; Matemática Aplicada, nas subáreas de Otimização, Biomatemática, Teoria do Controle e Computação Gráfica; e Estatística. Até fevereiro de 2019 o Programa já formou 119 mestres.

Histórico do Programa de Doutorado em Matemática (PDM)

Em 2010 foi criado o Programa de Doutorado em Matemática (PDM) em associação ampla entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Amazonas, tendo como áreas de concentração: Análise e Geometria. Sua infraestrutura física e de recursos humanos está nas dependências da Faculdade de Matemática da UFPA e no Instituto de Ciências Exatas da UFAM. Em meados de 2017 o PDM-UFPA/UFAM ampliou suas áreas de concentração oferecendo agora, na área Matemática, as subáreas de Geometria e Análise; e na área de Matemática Aplicada, as subáreas de Otimização, Computação Gráfica, Estatística e Análise Numérica. Até fevereiro de 2019, o PDM-UFPA/UFAM já formou 12 Doutores na UFAM na área de Geometria.

Área de concentração em estatística

  • MESTRADO: Faz parte do Programa de Pós-graduação em Matemática (PPGM) desde 2006 e até o presente momento formou 22 mestres.
  • DOUTORADO: Esta área faz parte do Programa de Doutorado em Matemática (PDM) desde 2018 e atualmente conta com dois alunos com teses em andamento.


Linhas de pesquisa do mestrado/doutorado – área de concentração em Estatística

  • Análise de Sobrevivência e Confiabilidade
  • Estatística Espacial
  • Modelos de Regressão
  • Modelos Dinâmicos

Formas de ingresso

  • MESTRADO: Aprovação no curso de INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE (ofertado no segundo semestre de cada ano);
  • DOUTORADO: Prova (a prova é aplicada no início do ano, versando sobre Probabilidade e Inferência Estatística).

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página