DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Clique aqui e faça a sua inscrição.

 

 

Despedida da professora Leyne Abuim de Vasconcelos Marques hoje (30/08) na reunião do DE acompanhada de um café da manhã de bota-fora, que rendeu algumas lágrimas.

Nossa estimada colega se despede de uma trajetória de 9 (nove) anos de trabalho na UFAM através de suas atividades e projetos acadêmicos, de pesquisa e extensão dentro do DE e deixa sua marca de carisma e profissionalismo para com os alunos e colegas. Sua passagem pelo DE nos deixou a herança de alguns projetos maravilhosos os quais serão mantidos pelos professores do DE devido a imensa contribuição na comunidade acadêmica.

A formação acadêmica da Leyne se deu em 2001 com a Licenciatura em Ciências- Hab. Plena em Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), CE. Especialização em Ensino de Matemática também na UVA, CE em 2002. Mestrado em Matemática na UFAM, Manaus-AM em 2009. Atua profissionalmente no DE-UFAM desde maio de 2010 nas linhas de pesquisa: Misturas Finitas de Densidades e Reconhecimento de Padrões. Coordenou o projeto de pesquisa intitulado "Análise Discriminante por Núcleo Assimétrico Preditivo Bayesiano". Desenvolveu e coordenou os projetos de extensão "Laboratório de Jogos Probabilísticos - Cassino da Estatística" e "Estatística na Escola: Trabalhando Conteúdos de Estatística no Ensino Secundário" (nossas duas heranças). Também contribuiu com a realização de eventos científicos como a Semana de Estatística da UFAM nas 28a, 29a e 31a edições, bem como a 42a Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística (ABE).

O DE deseja à professora Leyne uma boa viagem e uma vida feliz e produtiva em sua nova morada em Santos-SP!

O prêmio da melhor dissertação de mestrado do PPGM de 2018 foi na área de concentração em Estatística para o estudante Natan Sant'Anna Borges, sob orientação do professor do Departamento de Estatística James Dean Oliveira dos Santos Júnior, com o título "Uma proposta para estimação da taxa e da subnotificação de registros de estupro de vulnerável no Brasil".

A premiação foi realizada na Aula Inaugural da Pós-Graduação da UFAM, na manhã do dia 21/08/2019,  no Auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul - UFAM.

O discente Natan Borges não pôde estar presente na premiação, mas seu orientador professor James Dean recebeu o prêmio das mãos da pró-reitora da PROPESP, Selma de Oliveira (ver foto acima).

A 37ª edição da Semana de Estatística da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) vai abordar, além do tema atual Data Science,  a temática inovadora: Estatística aplicada às Ciências Jurídicas (Jurimetria). No Brasil, tem-se a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), instituição que visa promover o uso da Jurimetria. O evento conta rá com a presença de palestrantes convidados especialistas na área.

Veja a Programação e faça a sua inscrição.

 

O Happy Hour, em comemoração ao Dia do Estatístico, promovido pelo Departamento de Estatística (DE) da UFAM, foi realizado em 29/05/2019 e contou com a participação dos professores do DE e alunos do Curso de Bacharelado em Estatística, com  (veja a foto abaixo).

 

Na foto acima temos a Professora Themis da Costa Abensur Leão realizando a abertura do evento.

 

Na foto acima vemos o auditório lotado e repleto de estudantes do Curso de Estatística.

A palestra do Professor Celso Rômulo Barbosa Cabral foi de encher os olhos de todos os presentes com muita história sobre a jornada da evolução da Estatística representada pelas mulheres cientistas e o surgimento da Ciência de Dados.

 

O Professor Diego da Silva Souza apresentou uma palestra sensacional sobre mercado de trabalho, profissão do Estatístico e do Cientista de Dados. Os alunos ficaram hipnotizados com tantos slides legais.

Para finalizar o evento, a Professora Paula Samanta falou de sua experiência como estudante do Curso de Estatística e profissional no mercado de trabalho para os estudantes. Uma história de superação de dificuldades, volta por cima e sucesso na profissão.

Agradecemos imensamente aos professores do DE e ao Centro Acadêmico (CAEST) pela organização e realização deste evento.